domingo, 12 de agosto de 2012

O Cram - Centro de Reabilitação de Animais Marinhos é anexo ao Museu e comandado pelo curso de Oceanologia da Furg, onde os animais que são feridos vão se recuperar atualmente tem cerca de 15 pinguins e um Leão Marinho todos em processo de Tratamento.




O Museu Antártico é um anexo ao Museu Oceanográfico. Foi inaugurado em janeiro de 1997 e procura nos mostrar um pouco de como é a vida no continente gelado. Evidencia, também, como é significativa a presença do Brasil na Antártica. O Museu se forma numa estrutura que reproduz com bastante fidelidade as primeiras instalações da Estação Antártica "Comandante Ferraz". O acervo conta com painéis que expõem a biologia, geografia e história do Pólo Sul. Além disso, apresenta objetos usados pelos brasileiros para se manter naquele ambiente inóspito.







 Entrando no Museu Oceanográfico, logo nos deparamos com uma infinidade de belezas dos mares. ResumindoAs paredes são decoradas com diversos paineis em que aparecem diferentes conchas e os locais em que podem ser encontradas.   A variedade de conchas e animais que habitam nossos mares é imensa. São espécies lindas e exóticas. A arte lapidada pela natureza é uma inspiração, mas também a certeza de que jamais atingiremos tal grau de perfeição.  Uma concha gigante, capaz de envolver uma pessoa de porte pequeno. Lindas estrelas-do-mar, em diferentes tamanhos  As repoduções de animais são perfeitas e encontram-se em diferentes ambientes do museu. Já o peixe de óculos é uma atração antiga do museu.





O Museu Oceanográfico "Prof. Eliézer de Carvalho Rios" deu origem ao Complexo de Museus e Centros Associados da Universidade Federal do Rio Grande. Fundado em 8 de setembro de 1953 Ainda acreditem se quiser  na Praça Tamandaré ao Redor do Famoso coreto onde hoje Habita a parte  de Artesanatos, começou com algumas poucas conchas  colhidas pela própria mão do Fundador
Mantém uma exposição pública sobre a vida e a dinâmica do ecossistema marinho e sua relação com o meio ambiente, apresentada em painéis, maquetes e diversos equipamentos utilizados em pesquisas oceanográficas. Nestes painéis são apresentadas várias conchas, que fazem parte da coleção de moluscos do museu. Esta coleção, considerada a mais importante da América do Sul, foi organizada pelo diretor fundador do Museu Oceanográfico, o professor Eliézer de Carvalho Rios. Atualmente, o acervo abriga mais de 50 mil lotes e aproximadamente 50% do acervo representa a malacofauna brasileira. Os espécimens são preservados inteiros secos, inteiros em líquidos e partes de espécimens secos (peles, esqueleto, conchas, ossos, crânios, ovos, penas).



sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Bom Dia , Nós Somos Alunos da escola I.E.E Juvenal Miller
Estamos executando o Trabalho da matéria de História e o nosso tema é :
Museu Oceanográfico , Rio Grande - RS

Aos Poucos postaremos a história, suas curiosidade , Aguardem !